28/10/2009

Virtual... eu sou?

Quer sejamos jovens ou velhos, antiquados ou modernos, não dá pra fugir, a internet se tornou uma nova maneira de nos relacionarmos. Encontramos novos amigos, reencontramos outros, namoramos, e veja, até inimigos alguns conseguem fazer.
Há algum tempo, não muito, nossos amigos e namorados eram pessoas da nossa rua, do nosso bairro, da nossa escola, da nossa cidade, no máximo de alguma cidade vizinha. A internet destruiu fronteiras, elas deixaram de existir. De que outra forma você conheceria alguém que mora em outro continente sem nunca ter ido pra lá? Me maravilhava isso.
Para mim o msn, por exemplo, é como um telefone moderno onde você além de falar, pode até ver a outra pessoa! O Orkut ou o Facebook um barzinho onde posso encontrar e conhecer pessoas mesmo estando de pijama (e com o facilitador de normalmente aproximar pessoas que tem algo em comum), melhor, pode-se ir ao encontro delas estejam elas em São Paulo ou na Noruega, a distância é a mesma, estão todas à distância dos milímetros de espessura da tela do meu computador, bem aqui.
Óbvio que estes relacionamentos não substituem os outros, não substituem sair com outros amigos, não substituem a sensação do toque, nem o abraço, nada disso, é tão somente uma forma diferente, mas ainda assim, uma forma de relacionamento.
Nunca havia me questionado o quanto de realidade existe num relacionamento “virtual”. Qual é a diferença entre uma pessoa que conheci na internet e outra que conheci na fila do banco? Essa diferença então, se é que há alguma, se dizima por completo quando esse relacionamento se estreita e passa a outro nível. De mais a mais as pessoas vem e vão tenha você as conhecido onde quer que seja e da forma que seja.
Que #@%$$ é “virtual”? Quem é virtual?
Virtual pra mim são marido e mulher que não sabem e nem querem saber o que cada um fez do seu dia. Virtual são os amigos que nunca te procuram, salvo que precisem de você para alguma coisa. Virtual é o pai que nem sabe em que ano da escola está seu filho e a filha que nunca esta em casa.
Temos mais virtuais cruzando com a gente pela vida do que seremos capazes de reconhecer.
Assim pensava eu até há alguns dias...
E então um gatilho me fez explodir em pensamentos.
Será que relacionamentos virtuais não seriam auto-boicotes afinal? Sim, pessoas fugindo do que realmente poderiam ter em tête-à-tête por medo ou por alguma experiência desastrosa ou simplesmente por comodismo mesmo. Afinal hoje em dia não precisamos mais sair de casa para comprar, para ver shows, para ir ao cinema e nem para conversar ou conhecer gente. Estaremos nos escondendo atrás da tela de um computador por nos sentirmos mais seguros ali?
Serão mesmo esses relacionamentos menos reais?
Sigo por aqui pensando...
Há tanto barulho.

7 contracenaram:

Ro disse...

Boas divagações, e pra falar a verdade minha vida sem a internet com certeza não seria a mesma...

Beijos!

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia...
A palavra mágica que faltava nesta manhã
e vem expressar à você, o maravilhoso amanhecer
que lhe desejo, repleto de amor, prosperidade e paz...
Hoje certamente, tudo dará certo,
o seu caminho será suavizado pela brisa delicada,
trazendo com ela o aroma das flores, que darão
colorido ao seu dia.
Tudo isso Deus coloca ao nosso alcance,
para avaliarmos o magnífico presente
de estarmos vivos e sobretudo podermos dizer:
BOM DIA!!!

beijooo.

Carla Martins disse...

Bons pensamentos. Adorei!!! E eu, que trabalho com internet, penso nisso o tempo todo.

beijinhos

Vinicius disse...

Taís e ao falar sobre - me faz bem lembrar que a conheci assim. Abraço.

Obs: Como você está? Dê notícias.

Armindo Guimarães disse...

Muito boa esta reflexão sobre assunto tão actual e pertinente.

Gostei.

Abraços

Juliana David disse...

É amiga, a internet deu a possibilidade de nos correspondermos e nos conhecermos da maneira mais bonita e sincera, através das palavras.

Acho também que a internet não substotui o contato físico, mas com certeza se desenvolvem amizades sinceras.

Adorei este tema que é sempre polêmico para muitas pessoas.

Beijos e vê se aparece.

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia, vim desejar uma semana abençoada por Deus.
bjsss