03/06/2010

A música venceu!

Eu não assisto novelas. Nem por isso e nem por aquilo, só não tenho paciência mesmo. Mas já é conhecido de todos que as novelas de Manoel Carlos trazem, ao final de seus capítulos, testemunhos de pessoas que passaram e passam por momentos difíceis e se superaram. Alguns são bem impressionantes e até emocionantes, como o do capitulo final.
Enquanto – via youtube, porque eu também não assisti ao capítulo final da novela – eu assistia ao depoimento do maestro João Carlos Martins, uma frase continuamente me vinha a cabeça: “mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas...” porque, apesar de não ser cômico, me lembrava o quadro de Joseph Klimber dos Melhores do Mundo. Com a diferença extraordinária de que o maestro não se tornou um peso de papel, como muitas pessoas teriam se tornado frente a tantas adversidades, não. Nem posso contar quantas vezes, mas continuamente ele se superou e se reinventou e nunca deixou-se vencer.
Hoje ele dirige a Orquestra Bachiana Filarmônica e com ela já subiu duas vezes aos palcos dos Carnegie Hall, em Nova York e somente em 2009 foram mais de 150 concertos. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos decora sinfonias inteiras antes das apresentações, demonstrando seu perfeccionismo e dedicação à música.
A ele a minha mais sincera admiração, porque como um bom brasileiro, não desistiu nunca.
Sim, a música venceu! Bravo maestro!

Depoimento


Eu sei que vou te amar - Tom Jobim

9 contracenaram:

Gerly disse...

É mesmo, Taís!
Está aí um brasileiro digno da nossa admiração! Que grande ser humano!

Beijokas!

:o)

Alvaro Vianna disse...

Também vi com emoção o depoimento do maestro ao final da novela. Foi bonito em si mesmo, como os vários que se apresentavam ao final de cada capítulo. Não os via como incentivo aos espectadores que pudessem estar vivendo momentos difíceis. Acho que essa capacidade de lutar é inerente a cada um com diferentes graus. O que o João Carlos fez, para outros será impossível, não importa o quanto se admire aquele exemplo. Também vejo poesia e beleza no desistir, no não querer ir além. Só me causam asco aqueles que passam a vida a praguejar contra as desgraças e a criar em torno de si uma atmosfera de amargura.
De qualquer forma, a "Ode à Alegria" fechou com a melhor chave.

Gerly disse...

Que bom que vc tbm gostou! Eu adorei a mudança.

Beijokas!

Dri Andrade disse...

Oi lindona!
Vim te desejar uma boa semana.
Com relação ao Manoel, sim, ele tem uns insites brilhantes pra novelas rs.

é bom aprender com pessoas que tem o que dizer né?
o beijo http://blig.ig.com.br/driinfinitoparticular

Dri Andrade disse...

Oi lindona!
Vim te desejar uma boa semana.
Com relação ao Manoel, sim, ele tem uns insites brilhantes pra novelas rs.

é bom aprender com pessoas que tem o que dizer né?
o beijo http://blig.ig.com.br/driinfinitoparticular

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Oi Tais...vim conferir a pessoa que deixou elogios ao meu blog...e ganhou maior peso ainda...pois elogio veio de alguem que tem um espaço encantador...'cabeça'...pontual e não piegas.
Novelas já foram melhores...boas diria até...eu que também já passei dos triinta a um tempinho...rs... e, hoje, parece que o que as novelas (principalmente as globais, ou quase exclusivamente)tem de melhor é o fim...quando acabam!rs...e o manuel conseguiu atribuir um 'significante' de qualidade para essa 'caracteristica'...porque, ao invés de assitir a novela, vê-la acabar é uma dupla alegria!rs...desculpe...mal cheguei e já estou fazendo crítica...rs...
Também adoooreeei esse depoimento e principalmente, esse espirito mesmo...de ir em frente, de superar limitações (como muito se vê no esporte, que é algo que adoro...). Nâo me imagino em tal empreitada, e não porque não me julgue capaz, mas parece que essas pessoas tem um 'alem' dessa capacidade...veja meu post em Iris, sobre o Escafandro e a Borboleta, de Jean.
Aos poucos vou conferindo mais do seu espaço...no início, eu não tinha seguidores e passei a seguir muuuuitos blogs...hoje, com os novos amigos que vem chegando, e que desejo regar com o a mais pura e limpida agua, o tempo foi ficando proporcionalmente inverso em sua disponibilidade. Pior, não dá vontade de deixar (não deixar seguir...)o blog e ir ler outro...mas 'navegar é preciso, viver não é preciso'...rs...
bjs

(DRI, bjinho...ta vendo, não é só lá que abuso dos caracteres..rs..)

Dri Andrade disse...

kkkkk...é verdade, ta vendo Taís,
o julio é bom com as palavras aonde vai.
aproveite a cia dele, é fenomenal.
bjssssssssssss

Silvia Cristina disse...

Nossa adorei mesmo esse post.

Vi esse depoimento, muitíssimo emocionante. Lindo lindo, e a insistência dele é mesmo muito admirável.

Beijos bom feriado.

Taís disse...

Viu só Dri? Sejam muuuito bem vindos os 2, sempre.
bjos