24/09/2010

Semana Nacional do Trânsito. Seja legal.

Estamos na semana nacional do trânsito. Legal. Isso me lembra como algumas pessoas se comportam... é de amargar. Uns não tem a menor idéia do que estão fazendo ali, dentro do carro. Outros não tem a menor consciência do que é educação, respeito e amabilidade.
Putz, algumas coisas me deixam fula da vida, então já que eu não posso parar o carro no trânsito e dizer isso para quem merece, vou descarregar aqui mesmo. Quem sabe até sirva para algum desavisado que  por acaso acabe por aqui.

Olha, quer apreciar verde vai passear no campo. O farol não é para ficar admirando. Deu verde, arranque. Isso também não quer dizer que é para passar por cima do senhorzinho que corajosamente está ainda atravessando. Só não ensebe.

Se a placa de sinalização indica velocidade de 60km/h ela quer dizer que você pode andar a 60km/h e que seu carro tem maior capacidade que os 30km/h. Ali não deve ser o melhor lugar para passear. E acredite, não é uma pegadinha do radar.

Se você está cruzando ruas, mas a mão é sua, pleeease, não pare. Diminua a velocidade, mas não pare, eu posso não parar e acabar dentro do seu banco de passageiros.

Seta... puxa vida, o que se tem contra ela? Estão para serem usadas mesmo, não vão gastar mais depressa. Use sem medo de ser feliz.

Se alguém está tentando passar para sua pista, qual é o problema em ceder lugar? Um pouco de educação e amabilidade não vão te atrasar mais. E você também vai precisar disso ali mais adiante.

A esquerda é faixa de trânsito rápido. Então dê passagem. Pode ser somente um apressadinho, mas também pode ser uma emergência.

Perto de escolas e bairros residenciais não são os locais mais apropriados para testar o motor do carro. E sim, atrás da bola sempre vem uma criança. Consciência.

Se você não sabe fazer baliza, seja legal, procure uma vaga mais fácil. Não deixe todo mundo esperando você aprender. Não é a melhor hora.

Se você vai deixar um passageiro na porta de algum lugar e para isso parou no meio da rua, tudo bem, mas por favor, faça-o descer do carro. Depois vocês discutem o melhor lugar para jantar.

Viu um acidente? É muito triste, eu sei. Mas você passar devagar olhando não vai resolver o problema, só vai criar outro.

Vagas para idosos ou deficientes são para isso mesmo: idosos ou deficientes. Se você não é nenhum dos dois, um dia você vai poder usar, mas por enquanto procure a sua vaga.

E por fim, se você gosta de falar ao celular enquanto dirige, compre um bluetooth. Eu posso não querer esperar pacientemente enquanto você não consegue mudar as marchas.

Eu tenho aqui para mim que se todo mundo se comportasse legal, consciente de que não vive e nem dirige sozinho no mundo, tudo ia ser melhor.

3 contracenaram:

Alvaro Vianna disse...

Eu vou um pouco mais longe, Taís. Prefiro não ter carro, antecipando o que considero deva ser o futuro: um mundo sem automóveis. Por ora, gostaria que todos os motoristas tivessem o seu bom senso.

Dri Andrade disse...

Ih amiga,
quer ver uma coisa pra me enervar mais é transito. Ninguém merece.
Boas suas dicas e desabafo para conscientização.

Todos deveriam ler.
beijocas

FÁBIO LUÍS STOER disse...

CARA AMIGA BLOGUEIRA,

EU AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO NA MINHA POSTAGEM, E ELE, FICARÁ NA MINHA CABEÇA, POIS JUSTAMENTE ESTA FRAGILIDADE ENTRE VIDA E MORTE, É QUE SEMPRE ME MARCOU, E ME FEZ E FAZ PENSAR, TUDO AGORA ESTÁ DE UM JEITO, E NO MINUTO SEGUINTE, SABE-SE LÁ COMO ESTARÁ.......RS
ALIÁS, TUDO O QUE VOCÊ DISSE, CONCORDO PLENAMENTE.

MUITO OBRIGADO NOVAMENTE.

UM GRANDE DIA PARA TI

UM ABRAÇO

FÁBIO LUÍS STOER

P.S. TB DEI UM CONTROL PARA GARANTIR O QUE ESCREVI.......RS