11/03/2011

Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos nas Cataratas do Iguaçu

Eu confesso que não sou nada “natureba”. Gosto sim duma boa praia, mas passeios ecológicos não são muito comigo não. Ainda assim, visitando as Cataratas do Iguaçu, não pude deixar de ficar impressionada com a imensidão e o poder daquilo que vi.

As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, localizado na fronteira entre Brasil e Argentina. Com 250mil hectares e 275 quedas d´água é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
 
Tenho a impressão que nós, brasileiros, não damos muito valor para o que é da gente. Eu mesma, queria visitar Iguaçu há muito tempo, mas não botava tanto empenho, e o que tinha de estrangeiros passeando por ali...

Acabei lembrando do que disse a primeira dama americana, Eleonor Roosevelt, em visita a nossa catarata: "Pobre Niágara"...

Aliás, há uma linda lenda tupi-guarani que explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu:
"Há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu era livre, sem corredeiras e nem cataratas. Em suas margens habitavam índios caingangues, que acreditavam que o grande pajé M´Boy era o deus-serpente, filho de Tupã. Ignobi, cacique da tribo, tinha uma filha chamada de Naipí, que iria ser consagrada ao culto do deus M’Boy, divindade com a forma de grande serpente. Tarobá, jovem guerreiro da tribo se enamora de Naipi e no dia da consagração da jovem, fogem para o rio que os chama: - "Tarobá, Naipí, vem comigo!" Ambos desceram o rio numa canoa. M’Boy, furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou na terra e retorceu-se, provocando desmoronamentos que foram caindo sobre o rio, formando os abismos das cataratas. Envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. Tarobá transformou-se numa palmeira à beira do abismo, e Naipí, em uma pedra junto da grande cachoeira, constantemente açoitada pela força das águas. Vigiados por M’Boy, o deus-serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.”


Um lugar que todo brasileiro deveria visitar ao menos uma vez.


As Cataratas do Iguaçu concorre a uma das 7 belezas naturais do mundo, mereceu o meu voto e segundo O Globo, nesta semana, já está em segundo lugar. É só seguir o link.

http://www.new7wonders.com/community/en/new7wonders/new7wonders_of_nature/voting

4 contracenaram:

Dribook disse...

Este lugar está na lista das minhas próximas viagens!!Imagino a energia das águas!! Deve ser fascinante!!!
Vou votar sim porque nosso Brasil é deslumbrante...vamos valorizar!!!
Obrigada pela visita em meu blog!
Quanto ao "mulheres com deprê"...sou suspeita porque nunca sofri e penso que o UNIVERSO é tão rico de possibilidades que não posso permitir q isso aconteça. Mas respeito profundamente quem passou ou passa por isso pois sei que é uma patologia curável! Mas cá pra nós o vídeo é uma terapia de choque não é? Pra mim foi e como!!
Grande beijo!!!!

Dribook disse...

Eu de novo!!
"Viajei" na lenda das Cataratas!
Serve de inspiração para Spielberg...brincadeirinha!! Nossa cultura é muita rica!!Bjs

Rougebatom disse...

Oi Taís...eu conheço as cataratas do IguaçuRealmente é de impressionar. Mas, ao mesmo tempo é lindo e assustador pra mim...hahaha.
Só não gosto destes determinismo de enquadrarmos as coisas entre as melhores, as mais mais....o que interessa pra mim é que a natureza existe pra ser vivida, não pra ser comparada. Tim-tim para as cataratas de Foz de Iguaçu.
Bjs menina

Thiago Castilho disse...

Boa noite, querida. Sò agora pude te responder. Sempre serás bem vinda ao esconderijo também, claro. Lindo post. EU sou apaixonado pelas cataratas. Um grande abraço.