29/06/2011

Redes Sociais. Certeza?


Um post no facebook hoje me chamou  a atenção.  Dizia:

 “só adiciono quem eu conheço” 

O que na verdade não é muito esperto, já que provavelmente a pessoa tem tudo trancado a sete chaves e ninguém que ela não tenha adicionado vai poder ler isso...

Agora,  vem cá... eu posso estar enganada, mas o facebook não é uma “rede social”? Tipo dessas que servem pra aproximar pessoas com afinidades e até mesmo -  quem diria! -  conhecer novas pessoas, fazer novos amigos?

Por que, de verdade, qual é a validade de participar disso se eu só adiciono quem eu conheço pessoalmente? Quem eu conheço pessoalmente falo por telefone, tête-à-tête, email, msn, sinal de fumaça, etc. Óbvio que é muito legal ter essas pessoas ali também, mas se não tivesse, poderia manter contato por n caminhos diferentes.

Claro, não quer dizer que você tenha que adicionar todo mundo que solicita e nem sair por aí distribuindo convites. Mas é só questão de ter seletividade. Se duas pessoas tem gostos, interesses, atividades em comum, por quê não?

O mesmo acontecia no Orkut. Digo acontecia porque o meu está meio abandonado, acho mesmo o facebook muito mais interativo e interessante. Você visitava o perfil de alguém e tão imediatamente quanto possível – ou seja, no dia seguinte – já te bombardeavam com: “eu te conheço de onde?” “por que está visitando minha página?” e absurdos do tipo. Falo disso por experiência própria mesmo. Eu sou curiosa e adoro sapear por aí (isso renderia outro post), assim que várias vezes fui interpelada e respondia com um simpático “porque eu quis. bjos” Aliás, agora que penso, isso só não acontece ainda no facebook porque não dá pra ver quem visitou seu perfil.

Assim que, de duas, uma: ou eu nunca entendi a que fim vieram as redes sociais ou tem gente muito estranha por aí...

2 contracenaram:

Emanuele disse...

Na realidade hj muitas pessoas só adicionam quem conhece para poder manter algum tipo de contato com essas pessoas, no meu caso por exemplo achei pessoas que não via fazia muito tempo (anos) e foi bom reencontrá- las saber o que andavam fazendo mesmo virtualmente, é realmente uma pena, pq a rede social é sim pra conhecer tb novas pessoas, mas hj em dia torna-se casa vez mais perigoso fazer e/ou manter contato com quem não se conhece. Espero ter esclarecido o lado daqueles que só adicionam conhecidos... bjus

Taís disse...

Emanuele: Seja muito bem vinda!
É verdade, há esse perigo. Mas qdo há amigos em comum, gostos e etc acho mais dificil que seja perigoso. E de toda forma, sempre se pode excluir e bloquear alguém cujo perfil seja suspeito. Mas é, hoje em dia tá feia a coisa mesmo.
bjos