09/07/2011

Efeito Mozart entre outros...


O conhecido Efeito Mozart *, que atua tão bem sobre crianças, gerou entusiasmo nos demais compositores, que passaram a criar seus próprios efeitos:
EFEITO PAGANINI: a criança fala muito rápido e em termos extravagantes, mas nunca diz nada importante.
EFEITO BRUCKNER: a criança fala bem devagar e se repete com freqüência. Adquire reputação de profundidade.
EFEITO WAGNER: a criança se torna megalomaníaca. Há a chance de que se case com sua filha (ou irmã).**
EFEITO MAHLER: A criança grita sem parar – a plenos pulmões e por várias horas -, dizendo que vai morrer.
EFEITO SCHOENBERG: A criança nunca repete uma palavra antes de usar todas as outras palavras de seu vocabulário. Às vezes fala de trás para frente. Com o tempo, as pessoas param de lhe prestar atenção. A criança passa a reclamar da burrice dos outros, que são incapazes de entendê-la.
EFEITO BOULEZ: A criança balbucia bobagens o tempo todo. Depois de um tempo, as pessoas param de achar bonitinho. A criança não está nem aí, porque seus colegas acham que ela é o máximo.
EFEITO IVES: A criança desenvolve uma habilidade fenomenal para manter várias conversas diferentes ao mesmo tempo.
EFEITO PHILLIP GLASS: A criança costuma dizer tudo de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, de novo...
EFEITO STRAVINSKY: a criança tem uma pronunciada tendência a explosões de temperamento selvagem, estridente e blasfemo, que freqüentemente causam pandemônio na escolinha.
EFEITO BRAHMS: a criança fala com maravilhosa gramática e vocabulário desde que suas frases contenham múltiplos de 3 palavras (3, 6, 9, etc.). No entanto, suas frases de 4 ou 8 palavras são bobas e pouco inspiradas.
E, claro, o EFEITO JOHN CAGE: a criança não fala nada por 4 minutos e 33 segundos. É a criança preferida por 9 entre 10 professores.

Foi a nota de um amigo no facebook, que não lembra onde achou, assim que não poderei dar os devidos créditos. Mas achei ótimo!!! 

Nota: * Efeito Mozart, só pra completar, é um alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem sua música.
** Lembrei-me, acho que como muita gente lembraria, do personagem de Woody Allen, em Manhattan murder mystery, que ao sair de um concerto diz:"Sempre que ouço Wagner tenho vontade de invadir a Polônia". Fazendo referência - pelo menos foi o que sempre achei - à predileção de Hitler por este compositor.
 

2 contracenaram:

André disse...

Muito boa sacada! Vou colocar no face, se vc deixar.
bjão

Taís disse...

Boa né? eu tb achei. Leve à vontade.
bjos